Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2010 - 14h46

No Equador, áreas próximas ao vulcão Tungurahua são esvaziadas

Publicidade

DA EFE, EM QUITO

Dois povoados equatorianos próximos ao vulcão Tungurahua foram esvaziados hoje após uma forte explosão, informou a Secretaria Nacional de Riscos.

A retirada dos habitantes de Cusúa e Juive Grande foi ordenada após uma explosão registrada nesta manhã.

O Instituto Geofísico do Equador disse que uma "grande" explosão neste vulcão foi registrada às 8h47 local (10h47, Brasília).

O Instituto afirmou que "desde às 9h local (11h, Brasília) aproximadamente, o sinal interno de vibração começou a aumentar e continua subindo".

Na quarta-feira passada o vulcão emanou uma coluna de aproximadamente sete quilômetros de fluxos, com uma quantidade moderada de cinzas, que caíram em algumas povoações próximas.

A explosão considerada "grande" aconteceu às 6h12 local (8h12, Brasília) e o som do evento "foi escutado em todas as povoações assentadas nos arredores do vulcão e, inclusive, em Baños e Guadalupe, esta última localizada a 14 quilômetros", disse o Instituto.

Desde o dia 17 de maio foi registrado um aumento gradual do número de tremores de largo período (gerados pelo movimento de fluidos no interior do vulcão).

"No entanto, com relação ao comportamento histórico do vulcão, a atividade atual é considerada baixa, mas com tendência crescente", precisou.

O vulcão Tungurahua, de 5.016 metros de altitude e situado 135 quilômetros ao sul de Quito, iniciou seu atual processo eruptivo em 1999 e desde então intercalou períodos de grande atividade com lapsos de relativa calma.

Guatemala

Na Guatemala, outro vulcão causou problemas nesta sexta-feira, forçando o governo a declarar, na noite de quinta-feira (27) estado de calamidade pública na zona central do país devido à erupção do vulcão Pacaya, situado 50 km ao sul da capital, Cidade da Guatemala.

"A medida causa a limitação das garantias constitucionais para permitir o trabalho das autoridades e os corpos de socorro na proteção dos habitantes", disse Ronaldo Robles, secretário de Comunicação da Presidência.

Um jornalista de televisão da Guatemala, Anibal Archila, morreu ao ser atingido por uma pedra lançada pelas explosões do vulcão. Três crianças permanecem desaparecidas, informou o governo guatemalteco.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página