Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2010 - 14h38

Missão da OEA reporta tranquilidade em eleições na Colômbia

Publicidade

DA ANSA, em BOGOTÁ

A missão de observação eleitoral da OEA (Organização dos Estados Americanos) informou que o início das eleições que escolherá o próximo presidente da Colômbia ocorre com normalidade.

De acordo com informações do jornal "El Tiempo", o chefe do organismo, Enrique Correa, assinalou que as delegações deslocadas nos departamentos e os nove grupos móveis estão se concentrando nos locais de maior risco de fraude.

Correa comentou que após a abertura das urnas --ocorrida às 8h locais (10h no horário de Brasília)-- esteve em um centro comercial de Bogotá, no qual permaneceu por 15 minutos observando 850 pessoas que votavam.

Mais cedo, o ministro colombiano da Defesa, Gabriel Silva, havia afirmado à Rádio Caracol que apesar de algumas situações marginais e intimidações contra mesários em municípios do departamento de Antioquia, havia plena normalidade na jornada.

Ele relatou que as fronteiras terrestres e fluviais foram fechadas às 4h locais, e que não havia problemas nas zonas limítrofes.

Silva apontou que as autoridades designaram vários operativos em diferentes pontos do país a fim de neutralizar as pessoas que tentavam sabotar as eleições de hoje.

No total, quase 30 milhões de cidadãos estão habilitados para comparacer às urnas, mas a previsão é que somente 16 milhões participem do processo. A jornada será encerrada às 16h locais, e os primeiros resultados estão previstos para serem divulgados às 19h locais.

Os principais candidatos ao Executivo do país são o governista Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Nacional, e o oposicionista Antanas Mockus, do Partido Verde --tecnicamente empatados em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, com pouco mais de 30% das preferências.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página