Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2010 - 04h22

Jornalistas australianos afirmam que israelenses cometeram abusos

Publicidade

da Efe, em Sydney

Dois jornalistas australianos que viajavam na frota humanitária atacada por Israel afirmaram que os soldados israelenses cometeram abusos durante a operação, realizada na última segunda-feira, que terminou com nove mortos.

O correspondente Paul McGeough e a fotógrafa Kate Geragthy, deportados nesta madrugada à Turquia, indicaram à imprensa de seu país que os militares atacaram a ativistas desarmados, embora, em alguns casos, não tenham utilizado munição real.

Geragthy disse que sentiu dor e enjoos quando os soldados a agrediram com armas de choque antes de prendê-la, e afirmaram que suas câmeras fotográficas foram apreendidas, apesar de os soldados saberem que eles eram repórteres.

Pelo menos nove ativistas de direitos humanos morreram durante o ataque, enquanto o número de feridos é de 43, sendo 38 membros da frota humanitária e cinco soldados israelenses, segundo diversas fontes.

A abordagem aconteceu na madrugada da segunda-feira passada quando as seis embarcações da frota desejavam romper o bloqueio israelense a Gaza para distribuir ajuda humanitária.

Viajavam a bordo mais de 750 ativistas de 60 nacionalidades, entre eles vários deputados europeus e a Nobel da Paz a irlandesa Mairead Corrigan Maguire.

As autoridades de Israel garantem que alguns ativistas atacaram os soldados com armas de fogo, e o bloqueio é a única maneira de evitar que armas iranianas cheguem aos militantes do Hamas na faixa palestina.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página