Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2010 - 19h43

Em Foz do Iguaçu, árabes protestam contra ataque de Israel

Publicidade

ALEXANDRE PALMAR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE FOZ DO IGUAÇU

Atualizado às 22h01.

Representantes da comunidade árabe e islâmica de Foz do Iguaçu (PR) protestaram ontem contra o ataque à frota de navios que levavam ajuda humanitária à faixa de Gaza. Cerca de 200 pessoas participaram do protesto, entre eles líderes religiosos, políticos e estudantes.

Os manifestantes --muitos deles com faixas e bandeiras de Líbano, Turquia, Brasil e Paraguai-- distribuíram panfletos de repúdio ao ataque.

O xeque Mohsin Al Husseini, do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, disse que nada parece segurar a violência no Oriente Médio. "Israel está desafiando a ONU, as fronteiras e os valores humanos agredidos com a matança de ativistas inocentes", disse.

Localizada na fronteira com Ciudad del Este (Paraguai), Foz do Iguaçu tem uma das maiores comunidades árabes do Brasil, com 12 mil imigrantes e descentes.

"Daqui do Ocidente queremos repudiar o ataque, que ultrapassou todos os limites da legalidade internacional", afirmou o xeque.

São Paulo

Em São Paulo, cerca de 300 pessoas participaram de uma manifestação no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo). Com bandeiras palestinas, orações e faixas de protesto, os manifestantes pediram o fim do bloqueio à faixa de Gaza.

O protesto teve a participação de partidos políticos, movimentos sociais e centrais sindicais.

Com Agência Brasil

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página