Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2010 - 08h43

Bloqueio faz de Gaza prisão ao ar livre

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após o ataque de Israel à "Frota da Liberdade" na última segunda-feira, que deixou nove mortos e dezenas de feridos, e a abordagem no sábado ao navio irlandês Rachel Corrie, que também tentava furar o bloqueio israelense à faixa de Gaza, a atenção do mundo voltou-se à situação dos palestinos vivendo sob isolamento, algo que os EUA, principais aliados de Israel, já classificaram como "insustentável".

O correspondente da Folha em Jerusalém, Marcelo Ninio, foi à faixa de Gaza e reporta que há alimentos, mas a economia do território está arruinada. Após três anos, o bloqueio deixou quase metade da população desempregada e tornou inacessíveis para a maioria dos 1,6 milhão de palestinos os produtos que enchem as prateleiras.

Apesar de tentarem viver uma vida normal, os palestinos em Gaza relatam que a situação é de cárcere. A falta de liberdade para deixar o pequeno território por terra, mar ou ar justifica a fama de Gaza de "a maior prisão do mundo", dizem moradores.

Leia mais na reportagem especial de Marcelo Ninio neste domingo na Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página