Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2010 - 16h52

Otan perde dez no Afeganistão em um dos dias mais mortais

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos dez integrantes da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foram mortos em diferentes incidentes no Afeganistão nesta segunda-feira, em um dos dias mais mortais durante meses para as tropas internacionais lutando contra o Taleban, informou a aliança.

O Taleban está em sua fase mais forte desde que foi expulso do poder, após a invasão liderada pelos americanos, em 2001.

Cinco soldados da Otan foram mortos no mesmo atentado com um explosivo improvisado no leste do Afeganistão. Dois morreram em outra explosão com um artefato improvisado, e um terceiro, em um ataque com uma bomba de beira de estrada no sul.

Dois civis estrangeiros trabalhando para uma companhia de segurança americana, contratada para ajudar a treinar a polícia afegã, também foram mortos em um ataque suicida taleban contra um campo de treinamento em Candahar, disseram oficiais. Dois soldados foram mortos em pequenos tiroteios separados, no sul e leste do país.

A Força Internacional de Assistência e Segurança (Isaf), liderada pela Otan, não divulga os nomes, nacionalidades ou detalhes das vítimas.

Mais de 1.800 estrangeiros atuando na Otan morreram no Afeganistão desde a queda do Taleban, mas o número de soldados estrangeiros deve atingir o máximo de 150 mil --parte de uma ofensiva contra centros talebans, aliada a uma pressão por desenvolvimento e melhor governança.

O Taleban diz que não quer paz até que todos os soldados estrangeiros tenham deixado o país.

Os EUA planejam começar a retirar as tropas em 2011, deixando no poder organizações de segurança, como polícia e Exército, ainda sem muita prática em atuar sem apoio internacional.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página