Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2010 - 19h19

Vítima de acidente que matou presidente polonês teve cartão roubado

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quatro soldados foram presos na Rússia sob suspeita de terem roubado cartões de crédito de uma das vítimas do acidente aéreo que matou 96 pessoas, incluindo o presidente polonês Lech Kaczynski, disseram autoridades da Polônia nesta segunda-feira.

Um oficial do Ministério da Defesa russo se negou a comentar, mas as duas maiores agências de notícias russas, a RIA e a Interfax, citaram autoridades dos "serviços armados", em anonimato, dizendo que ao menos três homens tinham sido detidos por usar os cartões roubados.

Promotores poloneses estiveram investigando o roubo de dois cartões de crédito que pertenciam a Andrzej Przewoznik, um historiador que morreu quando o avião presidencial caiu em 10 de abril no oeste da Rússia.

"Posso confirmar que fomos informados [pelo lado russo] que quatro soldados das unidades que cuidaram da área do acidente foram detidos", disse uma porta-voz da Agência de Segurança Interna.

O porta-voz do governo polonês, Pawel Gras, também confirmou a acusação.

Monika Lewandowska, uma porta-voz dos promotores de Varsóvia, disse que o equivalente a 6.000 zlotys (cerca de R$ 3.200) foram sacados com um dos cartões de Przewoznik cerca de duas horas após o desastre aéreo.

Lewandowska disse que dois cartões de crédito foram roubados e que um foi usados poucas horas após o acidente, no primeiro de 11 saques ao longo de três dias em um caixa eletrônico em Smolensk, na Rússia. Um segundo cartão da mesma vítima também foi roubado, e houve seis tentativas frustradas de sacar dinheiro com ele.

O presidente polonês em exercício, Bronislaw Komorowski, pediu ao presidente russo, Dmitri Medvedev, no último mês para aumentar a segurança no local onde o avião caiu, perto de Smolensk, após investigações polonesas reportarem que bens pessoais das vítimas tinham sido desenterrados.

A imprensa local também mostrou imagens de civis recolhendo itens perto dos destroços do avião logo após o acidente.

A tragédia causou choque e luto na Rússia e na Polônia, e criou esperanças de que as relações entre os dois países pudesse melhorar.

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página