Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2010 - 02h15

Chávez diz que EUA estão "quebrados" e não recomenda investimentos

Publicidade

DA EFE, EM CARACAS

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira que não recomenda "a ninguém investir" nos Estados Unidos, pois, segundo ele, o país norte-americano está "quebrado" economicamente.

"Esse país está quebrado, não recomendo a ninguém investir nada nos Estados Unidos", disse Chávez, em ato oficial transmitido em cadeia nacional obrigatória de rádio e televisão.

Chávez baseou sua afirmação em dados de um relatório que atribuiu à empresa Global Reserch, com sede em Montreal, Canadá, sobre a situação econômica e financeira dos EUA, destacando a queda do emprego e o aumento da dívida do país.

O líder venezuelano ressaltou que, de acordo com dados da companhia canadense, "a dívida total do governo dos EUA já chega a 90% do PIB (Produto Interno Bruto). A dívida creditícia do mercado nos EUA chegou a 370% do PIB. O país está quebrado, não recomendo a ninguém investir nada nesse país, Estados Unidos!", disse Chávez.

Segundo o líder venezuelano, os EUA chegaram a essa suposta situação de "quebra" porque os governos do atual presidente, Barack Obama, e o de seu antecessor, George W.Bush, "protegem os ricos" frente a crises como a financeira que explodiu em 2009.

"Nós não", disse Chávez, e destacou que durante a pequena crise financeira do final do ano passado, que afetou uma dezena de pequenos bancos locais, sua administração assumiu os custos da mesma e "ninguém" dos "pequenos e médios" depositantes "perdeu suas economias".

"Essas são as diferenças entre o governo socialista (da Venezuela) e os governos capitalistas" como o dos Estados Unidos e outros países, entre os quais mencionou Espanha e Alemanha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página