Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2010 - 22h09

Santos venceria segundo turno na Colômbia, diz pesquisa

Publicidade

DA REUTERS, EM BOGOTÁ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O candidato governista Juan Manuel Santos é o favorito para vencer o segundo turno da eleição presidencial da Colômbia diante de Antanas Mockus, do Partido Verde, revelou nesta quinta-feira uma pesquisa da Invamer Gallup.

De acordo com a pesquisa, Santos conquistaria 66,5% dos votos, contra 27,4% de Mockus.

O segundo turno para eleger o sucessor do presidente Álvaro Uribe será em 20 de junho.

Mockus, do Partido Verde e que promove a "decência política" e a "legalidade democrática", enfrenta o desafio de reverter o resultado do primeiro turno eleitoral de 30 de maio, quando obteve 21,49% dos votos contra 46,56% de Santos --dado pelas pesquisas como grande favorito.

No primeiro turno, apenas 14 milhões de eleitores --entre os quase 30 milhões habilitados para votar-- compareceram às urnas.

A tarefa do candidato independente parece complicada ante a abstenção que caracteriza as eleições na Colômbia (cerca de 50%), a apatia dos jovens --aos quais apelou, sem sucesso, para o dia 30 de maio-- e um evento esportivo que supera de longe a política: no dia 20 de junho a Copa do Mundo estará "fervendo".

Nesse dia, os paraguaios enfrentarão a Eslováquia muito cedo no horário da Colômbia; no meio da manhã, a Itália joga contra a Nova Zelândia; e à tarde o Brasil, sempre favorito para a maioria dos colombianos, enfrenta a Costa do Marfim, uma das melhores seleções da África.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página