Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2010 - 11h19

Uzbequistão afirma que 75 mil refugiados fugiram do Quirguistão após onda de violência

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Uzbequistão afirmou que mais de 75 mil refugiados uzbeques fugiram da onda de violência étnica no vizinho Quirguistão, onde mais de 80 pessoas morreram e cerca de mil, a maior parte com gravidade, ficaram feridos.

A agência russa Interfax informou que a Rússia enviou um batalhão para aumentar a segurança na base aérea do Quirguistão, uma ex-república soviética.

Segundo a imprensa local, o governo do Uzbequistão reportou que a maioria dos refugiados são pessoas de idade, além de crianças e mulheres, muitos deles feridos à bala. Acampamentos estão sendo montados em vários pontos do país.

Grupos de quirguizes atacaram vilas uzbeques e massacraram os moradores locais em vários pontos do sudoeste do Quirguistão, numa onda de violência que se agravou a partir de quinta-feira à noite.

É o momento mais violento nesse país do centro da Ásia desde que o ex-presidente Kurmanbek Bakiev foi deposto em um levante violento em abril e deixou o país, sendo substituído por um governo interino.

O Quirguistão, nação ex-soviética com 5,3 milhões de habitantes, declarou estado de emergência em Och e vários distritos rurais nesta sexta-feira, depois que grupos étnicos rivais iniciaram conflitos com barras de ferro e bombas de gasolina.

A permissão de atirar para matar é válida nas regiões em que foi declarado estado de emergência, para defender civis e para defesa própria, e em caso de ataques em massa ou armados, segundo o decreto. O documento vale a partir de sua assinatura até o momento em que o estado de emergência for revogado.

Com Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página