Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2010 - 19h59

Venezuela pede que Interpol prenda presidente da Globovisión

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM CARACAS

O governo venezuelano pediu nesta sexta-feira à Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) para emitir um mandado de captura internacional contra o presidente da rede de televisão Globovisión, Guillermo Zuloaga, e seu filho.

"Nós pedimos para a Interpol emitir um mandado de captura internacional contra Guillermo Zuloaga e seu filho", disse o ministro do Interior venezuelano, Tarek El Aissami.

"Vamos fazer cumprir as leis e a Constituição", disse o ministro, chamando Zuloaga e filho de "covardes".

"A investigação avança. Os tempos dos intocáveis que cometiam crimes em detrimento dos interesses nacionais ficaram no passado", disse El Aissami.

Falando por telefone a Globovisión, Zuloaga disse que não vai se entregar para Justiça venezuelana e que ele e a rede de televisão são vítimas de "injustiça e perseguição do governo de Chávez."

Acusações

O presidente da Globovisión responde a vários processos, mas a ordem de prisão está ligada à ação aberta contra Zuloaga em 2009, envolvendo 24 veículos mantidos de "forma irregular" na residência do empresário.

Em março passado, Guillermo Zuloaga foi acusado por divulgar informação falsa e ofender o presidente Chávez em declarações públicas.

No início de junho, Chávez advertiu para a situação do presidente da Globovisión: "Zuloaga disse que eu mandei matar pessoas e segue livre. Isto só ocorre neste país (...) mas não pode ser assim (...). Não vou discutir com este burguês, mas há um sistema que deve colocar as coisas no lugar".

Nesta sexta, o governo do presidente Hugo Chávez pediu à ONU (Organização das Nações Unidas) que destitua o relator especial da ONU para a liberdade de expressão, Frank de La Rue, por "interferência nos assuntos internos" da Venezuela.

Na quinta-feira La Rue "incorreu em uma inaceitável interferência nos assuntos internos da Venezuela" ao pedir a suspensão "dos procedimentos jurídicos" contra Guillermo Zuloaga,

Segundo Valero, nesta sexta-feira será enviado "uma comunicação oficial ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigindo a destituição" de La Rue, de origem guatemalteca.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página