Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2010 - 16h36

Israel avisa ONU que impedirá novos navios de chegar a Gaza

Publicidade

DA EFE

O governo de Israel comunicou a ONU que se reserva o direito de usar "todos os meios" para evitar que navios que partam do Líbano tentem romper o bloqueio a Gaza.

A embaixadora israelense na ONU, Gabriela Shalev, fez a advertência em uma carta enviada na sexta-feira ao secretário-geral Ban Ki-moon e ao Conselho de Segurança do organismo, segundo a imprensa americana e a israelense.

A diplomata disse que os objetivos dos organizadores das novas frotas "são duvidosos" e afirmou que é possível que tenham vínculos com o grupo radical libanês Hizbollah.

"Israel não pode descartar a possibilidade de que terroristas ou armas sejam levados a bordo dos navios em questão", disse a embaixadora.

O Hizbollah se desvinculou na sexta-feira dos navios que se preparam no Líbano para levar ajuda humanitária a Gaza "para privar o inimigo da oportunidade de usá-lo como desculpa para atacar os participantes".

As organizações Movimento Gaza Livre e Repórteres sem Fronteiras anunciaram que enviarão um navio com ajuda humanitária para o território palestino, que poderia partir em breve do Líbano, enquanto um grupo de 50 ativistas --30 libaneses e 20 estrangeiros-- preparam outra frota.

A embaixadora israelense na ONU informou, em sua carta, que "Israel se reserva o direito, segundo a lei internacional, de usar todos os meios necessários para evitar que esses navios violem o bloqueio naval imposto à faixa de Gaza".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página