Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2010 - 22h32

Coreia do Norte emite aviso para possível teste de míssil, diz jornal

Publicidade

DA REUTERS, EM SEUL

A Coreia do Norte emitiu um alerta contra navegações na costa oeste da península coreana, no que pode ser a preparação para o lançamento de um míssil, informou um jornal sul-coreano nesta sexta-feira (noite de quinta-feira em Brasília).

As tensões entre as duas Coreias aumentaram desde que o Sul culpou o Norte de atacar um de seus navios em março, matando 46 marinheiros. O Norte nega envolvimento no incidente, dizendo que a acusação é uma manobra política fabricada.

'A Coreia do Norte designou uma área do noroeste (do Mar Amarelo) como uma zona de não navegação entre 19 e 27 de junho', disse uma autoridade do governo citada pelo jornal "JoongAng Ilbo".

'Esta pode ser uma medida objetivando o lançamento de um míssil de curto alcance', disse a autoridade.

O Ministério da Defesa sul-coreano não confirmou imediatamente a notícia.

Já o Ministério de Assuntos Marítimos, que monitora os alertas de não navegação registrados na Organização Marítima Internacional, disse não estar ciente de que algum aviso do tipo esteja em vigor.

A Coreia do Norte já realizou testes de lançamento com vários mísseis no ano passado, incluindo um balístico de longo alcance, ignorando pedidos do Sul e dos Estados Unidos para interrompê-los.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página