Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2010 - 18h10

Termina resgate de 73 mortos em mina de carvão na Colômbia

Publicidade

DA REUTERS, EM BOGOTÁ

Equipes de resgate terminaram de recuperar os corpos dos 73 mineradores que morreram soterrados depois de uma explosão em uma mina de carvão no noroeste da Colômbia, na pior tragédia deste tipo no país em mais de 30 anos, informaram nesta sexta-feira as autoridades.

O acidente aconteceu na semana passada na mina San Fernando, propriedade de uma empresa privada, e localizada em uma região montanhosa do município de Amagá, no Departamento (Estado) de Antioquia, 250 quilômetros a noroeste da capital, Bogotá.

"Uma vez concluída a tarefa de resgate, nos resta reconhecer a atuação da população de Antioquia e dos colombianos comprometidos com a recuperação dos corpos", disse o governador Luis Alfredo Ramos.

A mina, com uma produção de 240 mil toneladas anuais de carvão térmico para o consumo nacional e que no passado sofreu acidentes fatais semelhantes, está longe das principais explorações de carvão de grandes empresas como Drummond e Glencore, localizadas no norte do país.

A tragédia, supostamente provocada por acúmulo de gases, foi a pior desde a que ocorreu na mesma região em julho de 1977, quando 86 pessoas morreram.

A Colômbia é considerada o quinto exportador mundial de carvão e sua produção é de 70 milhões de toneladas anuais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página