Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2010 - 15h29

Chefe da ONU critica lentidão na chegada de ajuda ao Haiti

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM NOVA YORK (EUA)

A ajuda prometida pela comunidade internacional para reconstruir o Haiti, afetado por um devastador terremoto no último dia 12 de janeiro, não está chegando tão rápido como deveria, criticou nesta segunda-feira o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon.

"Estou preocupado porque a entrega da ajuda programada não está sendo feita de forma tão rápida como se havia planejado", disse Ban à imprensa.

Ban disse que, quase seis meses depois da catástrofe, "as pessoas mais vulneráveis foram deslocadas para locais mais seguros". A medida, contudo, terá de ser ampliada para mais pessoas com a chegada da temporada de chuvas.

Durante a última conferência de doadores, realizada em Nova york, nos Estados Unidos, a comunidade internacional prometeu quase US$ 10 bilhões para a reconstrução do país mais pobre do hemisfério.

Ban disse que tanto a ONU quanto o ex-presidente americano Bill Clinton, que integra a Comissão interina para a reconstrução do Haiti, estão trabalhando "estreitamente" para reverter a situação.

"Trataremos de fazer com que o processo de entrega da ajuda seja mais rápido", disse Ban.

O terremoto de magnitude 7 deixou ao menos 250 mil mortos e 1,3 milhões de desabrigados no Haiti. O sismo destruiu ainda boa parte da capital, Porto Príncipe.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página