Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2010 - 17h27

Corte americana anula única sentença de morte pendente em NY

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM NOVA YORK

Uma corte americana de apelações anulou nesta quarta-feira a sentença de morte contra um homem condenado pelo assassinato de dois policiais nova-iorquinos, alegando que os procuradores tentaram influenciar o júri no caso.

A Corte Federal de Apelações de Nova York anulou a condenação de Ronell Wilson pelos assassinatos ocorridos em 2003, e informou que a sentença de morte --a única pendente no Estado-- precisa ser revisada.

A corte de apelações informou ter anulado a sentença "porque dois argumentos dados pelos advogados de acusação ao júri" atingiam os direitos constitucionais de Wilson.

De acordo com a corte, os advogados de acusação argumentaram injustamente que as alegações de remorso de Wilson deveriam ser desacreditadas porque ele se recusou a se declarar culpado e a testemunhar em seu julgamento.

A corte decidiu que os direitos do réu foram "violados quando se recusar a se declarar culpado é considerado um agravante".

Robert Nardoza, porta-voz da procuradoria do Distrito de Nova York, disse estar revisando a decisão e considerando as opções disponíveis.

O Estado de Nova York reinstalou a pena de morte em 1995, mas esta foi considerada inconstitucional em 2004.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página