Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2010 - 16h52

Venezuela emite ordem de prisão contra empresário opositor

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Ministério Público da Venezuela emitiu uma ordem de prisão contra o empresário Nelson Mezerhane, importante acionista da emissora privada Globovisión e presidente de um banco que está sob intervenção estatal desde o dia 14, informou nesta quinta-feira a procuradora geral Luisa Ortega Díaz.

O motivo alegado foi suposta vinculação com irregularidades cometidas pelo Grupo Federal, segundo o site da Globovisión.

A procuradora informou que o governo não tem informação oficial sobre o paradeiro de Mezerhane, apesar de ter anunciado que pedirá à Interpol (polícia internacional) a emissão de uma ordem de busca contra ele.

"Não temos oficialmente a informação de que ele esteja fora do país (...). No entanto, solicitamos a ordem de prisão com a intenção de que seja incluído no alerta vermelho da Interpol, para que possa ser preso onde estiver", declarou Ortega à Rádio Nacional da Venezuela (RNV).

A Justiça venezuelana já tinha emitido uma proibição de saída do país contra Mezerhane e outros 17 diretores do Banco Federal, que recebeu intervenção estatal em 14 de junho pelo governo de Hugo Chávez. O governo alegou que a instituição atravessava uma séria crise econômica agravada por uma importante falta de liquidez.

O Banco Federal é uma instituição privada de médio porte.

Mezerhane também é um dos diretores da emissora Globovisión, muito crítica ao governo de Chávez e cujo presidente, Guillermo Zuloaga, também teve a prisão decretada pela Justiça por suposta "usura" e associação para delinquir.

Zuloaga, por enquanto, está foragido da Justiça. Ele, assim como Mezerhane, assegurou que as acusações judiciais respondem a "pressões" políticas por parte do governo devido à linha editorial da Globovisión.

Chávez rejeitou as críticas, negando que se trate de uma perseguição contra a emissora.

"Não é pelo canal, não é por nada, simplesmente este banco quebrou e estavam lidando irresponsavelmente com o dinheiro público", disse Chávez recentemente. "Estão fugindo por algum motivo. Quem não deve, não teme", completou.

COM FRANCE PRESSE

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página