Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2010 - 21h30

Obama expressa preocupação com restrições às liberdades e corrupção

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou neste sábado preocupação com as restrições à liberdade e a corrupção que ameaçam o processo democrático em alguns países, no décimo aniversário da Comunidade das Democracias.

Os Estados Unidos "permanecem firmemente comprometidos" com os esforços da Comunidade das Democracias, uma organização intergovernamental para a promoção de políticas democráticas, assegurou Obama em comunicado divulgado pela Casa Branca.

Segundo o líder americano, um desafio deste fórum internacional é apoiar os países que passam por transições democráticas e combater "as ameaças ao processo democrático".

"Aos Estados Unidos, preocupam em particular a propagação de restrições à sociedade civil, o crescente uso da lei para limitar em vez de fomentar a liberdade, e a corrupção generalizada que estão solapando a fé dos cidadãos em seus Governos", assinalou Obama.

O governante não fez menção específica a nenhum país onde, segundo sua opinião, persistem as restrições à sociedade civil.

Hillary Clinton

No entanto, em Cracóvia (Polônia), durante uma reunião de chanceleres para celebrar o aniversário da Comunidade, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou hoje que certos Governos intolerantes no mundo estão "reprimindo lentamente" diferentes grupos civis que exercem um papel importante no desenvolvimento da democracia.

Hillary mencionou vários Governos, como os de Congo, Etiópia, Cuba, Egito, Irã, Venezuela, China e Rússia.

Por outro lado, Obama elogiou a liderança da Lituânia à frente da Comunidade das Democracias, estabelecida sob a chamada Declaração de Varsóvia e que inclui os EUA e outras 105 nações.

"Parabenizo a celebração dos primeiros dez anos da Comunidade e acho que seu papel no fomento de uma cooperação firme e eficaz entre as democracias do mundo é fundamental para confrontar os desafios pela frente", ressaltou.

Segundo ele, "trabalhando juntos por meio de alianças podemos promover a dignidade de todos os seres humanos e os direitos que são universais".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página