Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2010 - 08h23

China condena geólogo americano a oito anos de prisão por vazar dados secretos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O geólogo americano nascido na China Xue Feng, 44, foi condenado a oito anos de prisão após negociar a venda de uma base de dados de uma indústria petrolífera chinesa para a empresa onde trabalhou, a consultoria IHS Energy, com sede no Colorado (EUA).

Xue também terá que pagar uma multa de US$ 29.450 [cerca de R$ 52.000] por tentar vender as informações do setor energético -- protegidas por sigilo de Estado na China.

O cientista foi detido em 2007 quando pretendia voltar para os Estados Unidos, indicou um comunicado da fundação Dui Han, grupo de defesa de direitos humanos de prisioneiros em solo chinês.

O embaixador americano na China, Jon Huntsman, que estava presente quando foi pronunciado o veredito, lamentou a severidade da sentença, indicou a porta-voz da embaixada, Susan Stevenson.

"Obviamente a sentença parece muito extrema, especialmente quando as evidências foram tão fracas que o promotor teve que retornar o caso à polícia duas vezes e o tribunal teve que devolver o caso à promotoria duas vezes e após o julgamento levar quase um ano para divulgar seu veredito", disse Jerome Cohen, professor de Direito na New York University, que presta assessoria jurídica à família de Xue.

"A proteção dos cidadãos americanos no exterior é nossa prioridade absoluta. Continuaremos visitando-o e conversando sobre seu caso com o governo chinês", acrescentou a embaixada americana em Pequim.

Xue e seu empregador afirmaram pensar que a base de dados podia ser adquirida de maneira comercial. A lei que incluiu tais informações sob a regra do sigilo de Estado foi criada após o geólogo ter tentado vendê-las, informou a fundação Dui Han.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página