Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2010 - 13h56

Resultado oficial confirma vitória do liberal Komorowski na Polônia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O liberal Bronislaw Komorowski venceu as eleições presidenciais deste domingo na Polônia, com 53% dos votos, segundo mostraram os resultados oficiais da apuração.

Seu rival, o candidato de direita Jaroslaw Kaczynski, ficou com 47% dos votos, segundo a comissão eleitoral. Ele é irmão gêmeo do presidente Lech Kaczynski, morto em um acidente aéreo em abril deste ano, o que levou à antecipação do pleito.

Alik Keplicz/AP
O liberal Bronislaw Komorowski cumprimenta apoiadores depois de receber notícia de que vence eleição
O liberal Bronislaw Komorowski cumprimenta apoiadores depois de receber notícia de que vence eleição

O comparecimento às urnas foi de 55,3%, pouco maior do que o primeiro turno, em 20 de junho, apesar do início das férias de verão no país.

A vitória de Komorowski, do mesmo Partido da Plataforma Cívica do premiê Donald Tusk, indica um novo governo de aliança e mais avanços comparado aos anos de vetos de Kaczynski.

O cargo de presidente é exercido na Polônia durante um período de cinco anos e, embora seja essencialmente representativo, tem a possibilidade de vetar as normas elaboradas pelo governo e tem a última palavra na ratificação dos tratados internacionais.

Analistas políticos dizem, contudo, que a vitória por pouca margem de Komorowski e a proximidade das eleições locais e parlamentares (marcadas para o próximo ano) podem adiar quaisquer planos de reformas profundas.

Resta esperar para saber como o novo governo vai lidar com o desafio do alto deficit orçamentário, o alto deficit público, o colapso do sistema de saúde público e o ineficiente sistema de pensão.

Komorowski obteve maior número de apoios no oeste do país, a região mais próspera, e nas principais cidades, enquanto Kaczynski venceu no leste e nas áreas rurais, segundo a autoridade eleitoral.

Após o fechamento dos colégios eleitorais, Kaczynski reconheceu a vitória apertada de seu rival e lhe transmitiu suas felicitações. O conservador apareceu rodeado de seus partidários, alguns vestidos com trajes folclóricos poloneses, e de sua sobrinha Marta, filha de Lech.

"Agora é preciso se mobilizar e nos preparar para as parlamentares", disse Kaczynski, enquanto os congregados, entre eles muita gente jovem, cantavam seu nome. "Ser vencido, mas não se render", afirmou o político conservador lembrando uma reunião do artífice da independência polonesa em 1918, Jozef Pilsudski, enquanto chamava a lutar pelas próximas eleições parlamentares.

No primeiro turno, Komorowski foi o mais votado com 41% dos votos, contra 36% de Kaczynski, e 13% do líder da Aliança Democrática de Esquerda, Grzegorz Napieralski.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página