Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2010 - 16h52

Coalizão britânica anuncia revisão do sistema político no Reino Unido

Publicidade

DA REUTERS

O governo de coalizão britânico anunciou amplas reformas políticas nesta segunda-feira, começando com um referendo sobre o sistema eleitoral que deve testar a coesão entre os partidos governantes Conservador e Liberal-Democrata.

O vice-primeiro-ministro Nick Clegg, liberal-democrata, disse que um projeto de lei deve ser submetido ao Parlamento propondo um referendo sobre o sistema eleitoral para 5 de maio de 2011.

Clegg também anunciou planos de cortar o número de membros do Parlamento de 650 para 600, mudar as regras para dissolução do Parlamento e estabelecer o mandato legislativo de cinco anos, em vez de deixar à decisão sobre a data das eleições a critério do primeiro-ministro.

Clegg disse que essas mudanças vão tornar o sistema eleitoral mais justo e tornar mais fácil que os membros do Parlamento prestem contas ao Executivo.

As medidas devem enfrentam um caminho árduo no Parlamento, já que algumas terão um grande impacto na política britânica.

Referendo

O referendo sobre a mudança no sistema eleitoral deve colocar o governo em uma situação estranha, já que os liberais-democratas são favoráveis à mudança, enquanto os conservadores se opõem a ela.

"Dando as pessoas uma chance sobre o sistema eleitoral, damos ao sistema uma nova legitimidade", disse Clegg ao Parlamento.

"Certamente quando a insatisfação com a política é tão grande, um de nossos primeiros passos deve ser dar às pessoas o direito de dizer o que pensam sobre algo fundamental, como o modo como elegem seus membros do Parlamento."

Clegg referia-se ao escândalo sobre gastos excessivos de membros do Parlamento no ano passado, que tirou a credibilidade da classe política.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página