Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2010 - 10h51

Agência meteorológica da ONU alerta para riscos climáticos ao redor do mundo

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM GENEBRA

O fenômeno climático La Niña está se formando no Oceano Pacífico, o que anuncia uma ativa temporada de furacões e, na Ásia, monções mais intensas que o normal, alertou nesta terça-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

Normalmente gerando intensas chuvas na Indonésia, Malásia e Austrália, um período de seca na América do Sul, tempestades no Atlântico tropical, ondas de frio na América do Norte e um tempo chuvoso no sudeste da África, a La Niña deve afetar consideravelmente o clima em diversas partes da Terra.

"Depois do rápido desaparecimento do fenômeno El Niño 2009/10 no início do mês de maio de 2010, prossegue a evolução para um episódio La Niña", indica a OMM em comunicado.

La Niña é um fenômeno inverso a El Niño, que se caracteriza por uma elevação das temperaturas na superfície do mar nos setores central e oriental do Pacífico.

"Apesar de parecer provável que as condições de La Niña continuem se desenvolvendo nos próximos meses (...), é difícil saber quando acontecerá o fenômeno e qual será sua amplitude em 2010", indica a OMM.

As variações de temperatura provocadas por El Niño ou La Niña estão estreitamente ligadas a importantes flutuações do clima em todo o mundo. Quando aparecerem, estas anomalias poderão durar um ano inteiro ou até mais.

Ao intenso período de El Niño de 1997/98 seguiu-se uma anomalia La Niña de grande duração, iniciada em meados de 1998 e que terminou somente no início de 2001.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página