Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2010 - 02h57

Governadora diz que Arizona está "sob ataque" do governo dos EUA

Publicidade

DA EFE

A governadora Jan Brewer afirmou que o Arizona está "sob o ataque" de traficantes e, agora, do governo dos Estados Unidos, que processou nesta terça-feira (6) o estado por sua lei que transforma em crime a presença de um imigrante ilegal no país.

"O estado do Arizona está sob o ataque de violentos cartéis mexicanos e de traficantes de humanos e agora está sob o ataque na Corte Federal do presidente dos EUA, Barack Obama, e seu Departamento de Justiça", afirmou Jan, em um comunicado de imprensa.

A governadora qualificou de "equívoco" o processo contra o estado, por querer "ajudar" a reforçar as leis federais de imigração e disse que a aprovação da lei que permite à polícia deter pessoas suspeitas de serem ilegais é resultado do fracasso do governo federal por proteger a fronteira com o México.

"O processo apresentado hoje é uma perda de recursos. Esses fundos deveriam ser utilizados contra os violentos cartéis mexicanos e não contra o povo do Arizona", disse Jan, em seu comunicado.

A governadora do Arizona reafirmou que a lei estadual, a primeira aos EUA a criminalizar os imigrantes ilegais, é "razoável" e "constitucional".

"É um reflexo do que foi a lei federal nos EUA durante décadas. A lei do Arizona foi está desenhada para complementar e não suplantar a aplicação das leis federais de imigração", disse a governadora.

Jan assegurou que lutará na Corte Federal para defender os cidadãos do Arizona e disse estar convencida de que o estado sairá vitorioso dos seis processos contra a lei.

Já em comunicado conjunto, os senadores pelo estado do Arizona John McCain e Jon Kyl criticaram o governo por não fazer o possível para proteger o estado da violência e do crime que a imigração ilegal traz.

"Enquanto o governo federal não fizer seu trabalho não deveria processar o Arizona, já que a aplicação das leis de imigração são responsabilidade única do Governo federal", afirmaram os senadores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página