Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2010 - 18h51

Veja algumas das principais trocas de espiões da antiga União Soviética

Publicidade

DA REUTERS

Os EUA e a Rússia parecem estar chegando perto da maior troca de espiões desde a Guerra Fria.

Dez acusados de espionar os EUA para a Rússia se declararam culpados nesta quinta-feira diante da juíza federal Kimba Wood em Nova York.

Imediatamente depois, o Departamento de Justiça dos EUA disse que a Rússia concordou em libertar quatro prisioneiros que estão detidos por supostos contatos com agências de inteligência ocidentais.

Veja alguns casos anteriores de trocas de espiões.

*

  • O coronel da KGB [antigo Serviço Federal de Segurança russo] Rudolf Abel, preso nos EUA no final dos anos 1950, foi libertado em 1962 em troca de Gary Powers, piloto de um avião espião americano derrubado a tiros na União Soviética em 1960. A troca aconteceu na ponte Glienicke, entre Berlim Ocidental e Potsdam, na Alemanha Oriental.
  • O Reino Unido fechou um acordo com Moscou em 1969 para libertar Peter e Helen Kroger, em troca da liberdade do palestrante Gerald Brooke, preso por espionar na União Soviética. O casal Kroger fazia parte de um grupo de cinco agentes presos por transmitir segredos de armamentos submarinos da Marinha Real estabelecidos em Portland, no sul da Inglaterra.
  • Guenter Guillaume, um agente da Stasi da Alemanha Oriental que foi desmascarado entre os mais próximos assessores do chancelor alemão Willy Brandt, foi trocado por agentes ocidentais capturados. Ele tinha cumprido oito de 13 anos de prisão, antes de ser entregue à Alemanha Oriental, em 1981.
  • As trocas de Guillaume e Powers-Abel foram negociadas pelo advogado da Alemanha Oriental para troca de espiões Wolfgang Vogel. Ele também negociou a troca, em 1986, a troca na ponte Glienicke do dissidente judeu soviético Anatoli Shcharanski (agora Natan Sharanski) por espiões comunistas presos no Ocidente. No total, Vogel negociou a troca de mais de 150 espiões.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página