Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2010 - 12h27

Suspeito de atentado frustrado em NY ameaça atacar os EUA em vídeo

Publicidade

DE SÃO PAULO

O paquistanês americano Faisal Shahzad, acusado pelo ataque a carro-bomba frustrado contra a Times Square, em Nova York, ameaçara atacar os Estados Unidos em um vídeo gravado antes de sua detenção. As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira pela rede de TV Al Arabiya.

No vídeo, o homem identificado pela Arabiya como Shahzad diz querer se vingar pela guerra no Afeganistão e "por todos os mujahideen". "Oito anos se passaram desde a guerra no Afeganistão e vocês verão como a guerra muçulmana apenas começou e como o Islã vai se espalhar pelo mundo", diz.

AP
Primeira foto de Faisal Shahzad, 30, após ser detido em conexão com ataques frustrados na Times Square
Primeira foto de Faisal Shahzad, 30, após ser detido em conexão com ataque frustrado

Com roupas tradicionais tribais e um rifle de assalto na mão, o homem no vídeo elogia "mártires" como o líder do Taleban no Paquistão Baitullah Mehsud, morto em um ataque da CIA, e o líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi, morto em 2006.

Shahzad, 30, nasceu no Paquistão e se tornou cidadão americano no ano passado. Ele foi preso no aeroporto internacional John F. Kennedy, ao tentar deixar os Estados Unidos em um voo para Dubai, dois dias após um veículo utilitário contendo uma bomba ter sido encontrado estacionado na Times Square, no dia 1º de maio.

Desde então, ele colaborou com as autoridades e se declarou culpado de dez acusações, incluindo tentativa de uso de armas de destruição em massa e tentativa de terrorismo transcendendo as fronteiras nacionais. Caso seja condenado, pode pegar prisão perpétua. a sentença deve ser determinada em 5 de outubro.

Shahzad disse à corte que, após parar seu carro na Times Square, ele andou até a estação Grand Central, em Midtown Manhattan, carregando um rifle de 9 milímetros em uma sacola de laptop, e pegou o trem de volta a Connecticut. Ele disse que a arma era para autodefesa, "apenas no caso de eu ser atacado, de ser capturado".

TALEBAN

Segundo a acusação, Shahzad recebeu um total de US$ 12 mil do braço do grupo islâmico Taleban no Paquistão, sacado em caixas eletrônicos em Massachusetts e Long Island.

Ele teria recebido ainda treinamento sobre explosivos no Waziristão, no Paquistão, durante uma viagem de cinco semanas ao país. Ele voltou aos EUA em fevereiro.

O Paquistão prendeu ao menos 11 pessoas desde a tentativa de ataque. Um representante de inteligência disse que dois deles participaram do plano. Ninguém foi formalmente acusado ainda.

ATAQUE

Dois vendedores de rua viram fumaça sair de dentro do carro estacionado na Times Square e chamaram a polícia, que isolou o local. Os agentes encontraram dispositivos de fogos de artifício, tanques de propano, gasolina, fertilizante e dois relógios.

Os motivos da falha do detonador ainda não foram esclarecidos, depois que a caminhonete pegou fogo parcialmente, mas segundo especialistas o dispositivo era improvisado e obra de alguém com pouca experiência.

Nova York está em alerta terrorista constante desde os atentados de 11 de setembro de 2001.

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página