Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2010 - 08h13

Homem-bomba mata cinco e fere 21 no Paquistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um homem-bomba matou ao menos cinco e feriu outros 21 nesta quinta-feira, em um atentado no vale de Swat, no norte do Paquistão, informou a polícia.

O ataque aconteceu por volta das 12h30 (4h30 no horário de Brasília), na principal estação de ônibus da cidade de Mingora, a mais povoada de Swat.

O oficial de segurança Imran Qureshi, citado pela agência de notícias Reuters, diz que o ataque aparentemente tinha como alvo um comboio das forças de segurança.

O impacto da explosão danificou oito veículos, dois deles das forças de segurança. Segundo as autoridades locais, nenhum agente está entre os mortos.

Oficiais da inteligência paquistanesa dizem que ao menos sete pessoas morreram no ataque e que o homem-bomba estava a pé,

"O homem estava sentado ao meu lado no ônibus. Ele desceu junto comigo e correu em direção aos veículos das forças de segurança", disse Siddique Jan, motorista do ônibus.

A polícia isolou o local. Os feridos, seis deles em estado crítico, foram levados a um hospital da localidade vizinha de Saidu Sharif.

O Exército paquistanês lançou em meados de 2009 uma operação em grande escala em Swat, reduto dos insurgentes talebans. Em 2010, o governo iniciou o processo de retorno dos centenas de milhares de civis deslocados pelo conflito.

O vale continua sob grande contingente militar e o Exército afirma que não há mais o grande número de militantes, embora eles consigam realizar ataques esporádicos.

Ataques terroristas deixaram ao menos 3.021 mortos em 2009 no Paquistão, segundo relatório do Instituto do Paquistão para Estudos de Paz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página