Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2010 - 08h49

Primeira-ministra australiana convoca eleições para 21 de agosto

Publicidade

DA EFE, EM SYDNEY (AUSTRÁLIA)

A nova primeira-ministra da Austrália, Julian Gillard, anunciou neste sábado a convocação de eleições para o próximo dia 21 de agosto. Gillard assumiu o poder há cerca de um mês, quando o então primeiro-ministro Kevin Rudd foi afastado por seu próprio partido.

Gillard, a primeira mulher a ocupar o cargo, conseguiu melhorar a imagem do Partido Trabalhista, após as polêmicas iniciativas de seu antecessor.

A primeira-ministra fez o anúncio depois de se reunir na sede do governo com a representante da rainha Elizabeth 2ª, a governadora geral Quentin Bryce.

A convocação do pleito representa o início da campanha eleitoral, que marcará a disputa entre as fileiras trabalhistas de Gillard e as do líder conservador Tony Abbott.

Até agora, a formação dos trabalhistas tinha 83 cadeiras das 150 que integram o Parlamento, enquanto o Partido Liberal tem 63 deputados. Os outros quatro parlamentares são independentes.

Gillard pediu à governadora geral que proceda à dissolução oficial do Parlamento. Depois, em entrevista coletiva, ressaltou que as eleições são necessárias para reconduzir o país.

"A Austrália precisa de muitas mudanças, e este não é um momento para andar para trás. É um momento para inovar, aprender, olharmos para o futuro", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página