Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2010 - 04h51

Coreia do Norte descarrega água de represa na fronteira sul

Publicidade

DA EFE, EM SEUL

A Coreia do Norte começou nesta segunda-feira a descarregar água de uma de suas represas na fronteira com a Coreia do Sul após advertir com antecedência o país vizinho, depois de no ano passado uma enchente causada por uma descarga similar deixar seis sul-coreanos mortos.

Seul intensificou as medidas para prevenir incidentes como o do ano passado, que ocorreu por causa da cheia do rio Imjin, que cruza a fronteira entre as duas Coreias, informa nesta segunda-feira a agência "Yonhap".

Um funcionário do Ministério de Terra, Transporte e Assuntos Marítimos da Coreia do Sul assinalou que a vizinha do norte parece estar descarregando da represa cerca de mil toneladas de água por segundo, o que se reflete no elevado nível das águas fluviais detectado na zona fronteiriça.

O regime comunista de Pyongyang avisou neste domingo às autoridades de Seul sobre sua intenção de liberar água da represa após as fortes chuvas dos últimos dias na península coreana.

Em setembro de 2009, seis sul-coreanos morreram aos serem arrastados por uma enchente no Imjin depois da abertura de uma represa norte-coreana sem aviso prévio.

Posteriormente, a Coreia do Norte lamentou o incidente e expressou condolências aos familiares das vítimas.

Fontes oficiais citadas pela agência Yonhap asseguraram que desta vez se esperam "poucos danos" pela descarga. Elas indicaram que foram feitas as preparações necessárias.

As relações intercoreanas atravessam um momento de grande tensão por causa do afundamento da embarcação sul-coreana "Cheonan" em março passado, que deixou 46 mortos.

Seul acusou Pyongyang de ter torpedeado a embarcação, algo negado pelo regime comunista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página