Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2010 - 07h41

Coreia do Sul e EUA anunciam manobras militares como alerta à Coreia do Norte

Publicidade

DA EFE, EM SEUL (COREIA DO SUL)

Coreia do Sul e Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que farão quatro dias de manobras navais e aéreas conjuntas, a partir do próximo domingo (24), que servirão de alerta à Coreia do Norte após o naufrágio em março passado da embarcação sul-coreana Cheonan, atribuído ao regime comunista.

O anúncio aconteceu depois de reunião em Seul entre o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, e seu colega sul-coreano, Kim Tae-young.

Os exercícios militares acontecerão no mar do Leste (mar do Japão) e terão participação do porta-aviões George Washington, além de 20 navios de guerra e caças de combate F-22, segundo comunicado da Junta do Estado-Maior sul-coreano e das forças americanas.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, Gates e Kim afirmaram que essas manobras são de "caráter defensivo" e pretendem enviar uma clara mensagem à Coreia do Norte para que cesse suas hostilidades.

Também buscam mostrar que a aliança entre Coreia do Sul e EUA será reforçada pela paz e pela estabilidade da península.

O Comando da ONU, liderado pelos EUA, informou à Coreia do Norte sobre a agenda das manobras no mar do Leste, acrescentou a Yonhap.

Seul e Washington cogitaram realizar exercícios militares conjuntos desde que uma equipe multinacional de investigadores assegurou, em maio, que o naufrágio do Cheonan, no qual morreram 46 marinheiros sul-coreanos, foi provocado por um torpedo norte-coreano. Pyongyang nega as acusações.

Além dos exercícios anunciados nesta terça-feira, está previsto que Coreia do Sul e EUA realizem em um futuro próximo novos testes navais conjuntos no mar Amarelo (mar Ocidental) e no mar do Leste.

Gates, que chegou à Coreia do Sul, visitou na terça uma base americana em Dongducheon, a norte de Seul, antes de se reunir com seu colega sul-coreano.

Está previsto que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegue quarta-feira a Seul para participar com Gates no primeiro diálogo entre as titulares de Relações Exteriores e Defesa dos dois países.

Antes desse encontro de quarta, denominado 2+2, os americanos e seus colegas sul-coreanos visitarão a zona desmilitarizada que divide as duas Coreias.

Atualmente há aproximadamente 28.500 soldados americanos na península coreana, como poder dissuasório perante um eventual ataque do governo da Coreia do Norte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página