Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2010 - 21h49

Em último discurso, presidente da Colômbia faz crítica velada à Venezuela

Publicidade

DA EFE, EM BOGOTÁ

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, disse nesta terça-feira que para "falar sinceramente de irmandade" com as nações vizinhas "não pode haver criminosos envolvidos", em alusão à Venezuela, que acusa de dar refúgio a chefes guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

"O narcoterrorismo é uma ameaça para nós e para os vizinhos. Pedimos cooperação, também a oferecemos", afirmou o líder durante seu último discurso perante o novo Congresso Nacional, instaurado hoje.

Embora não o mencionou expressamente, Uribe aludiu assim ao governo da Venezuela, que acusou em reiteradas ocasiões de não cooperar com a Colômbia no combate às guerrilhas das Farc e do ELN.

Nesta mesma semana o governo de Uribe anunciou que tem provas "recentes" e "claríssimas" de que vários importantes chefes das Farc e um do ELN estão escondidos na Venezuela.

Essas provas, documentadas com fotos e vídeos, serão apresentadas nesta quinta-feira em uma sessão pública extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) solicitada pela Colômbia.

Por causa destas denúncias, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, chamou seu embaixador em Bogotá, Gustavo Márquez, para consultas, e anunciou que não participará da posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, no dia 7 de agosto, além de alertar que "poderia romper as relações" bilaterais.

O discurso de hoje de Uribe, o último que pronuncia perante o Congresso após oito anos no poder, se concentrou no bicentenário da independência colombiana, lembrado hoje, em sua política de "segurança democrática", baseada na luta militar contra as guerrilhas, e na confiança dos investidores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página