Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 10h05

Venezuela promete batalha diplomática contra a Colômbia na OEA

Publicidade

DA REUTERS, EM CARACAS (VENEZUELA)

A Venezuela disse que travará uma batalha diplomática, sem cair em provocações, na sessão extraordinária desta quinta-feira da OEA (Organização dos Estados Americanos) na qual a Colômbia promete apresentar provas sobre a presença de comandantes guerrilheiros em território venezuelano.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, queixou-se recentemente da suposta leniência de Chávez com a presença de integrantes das guerrilhas colombianas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e Exército de Libertação Nacional (ELN) na Venezuela. O assunto será discutido na manhã desta quinta-feira na sede da OEA, em Washington (EUA).

"Nós não queremos cair em provocações, e dei instruções ao chanceler para não cair em provocações", disse o presidente Hugo Chávez, durante cerimônia de assinatura de acordos com a Guiana, transmitida pela TV estatal.

"Amanhã será preciso travar uma batalha diplomática na OEA, aonde a Colômbia leva o tema para nos acusar de que somos praticamente os culpados da guerrilha e da situação interna", afirmou.

A denúncia de Uribe, que está nas últimas semanas de mandato, voltou a complicar as relações bilaterais, a ponto de Chávez retirar seu embaixador de Bogotá e ameaçar romper relações. A Colômbia também convocou sua embaixadora em Caracas, por causa de "todos os antecedentes e denúncias que a Colômbia vem fazendo", disse um porta-voz do governo.

A Venezuela "congelou" no ano passado todas as relações diplomáticas e comerciais com a Colômbia, em protesto contra um acordo militar entre Bogotá e Washington, que Chávez vê como uma ameaça à sua soberania.

Chávez disse que espera retomar as conversações com o país vizinho depois da posse de Juan Manuel Santos como presidente da Colômbia, em 7 de agosto. Apesar de ser sucessor do popular Uribe, Santos adotou um discurso de reaproximação com Chávez. Ele acrescentou que, por motivos de segurança, não irá à posse do novo colega.

A Colômbia já levou anteriormente à OEA suas queixas sobre a suposta infiltração de guerrilheiros na Venezuela, mas é a primeira vez que Bogotá convoca uma reunião extraordinária do Conselho Permanente para discutir o tema.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página