Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 16h30

Chávez diz esperar que novo presidente colombiano não esteja envolvido em agressão

Publicidade

DA EFE, EM CARACAS (VENEZUELA)
DE SÃO PAULO

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse esperar que o novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que assume no próximo dia 7, não esteja envolvido na atual rixa entre os dois países. Mais cedo, Chávez rompeu relações com a Colômbia, depois do governo de Álvaro Uribe levar à OEA acusações de que a Venezuela abriga guerrilheiros colombianos.

Venezuela rompe relações com a Colômbia; entenda a crise
Garcia diz que Brasil vai ajudar a solucionar crise
Secretário-geral da OEA pede calma a Venezuela e Colômbia

"Espero que o novo presidente não esteja inteirado desta agressão. Espero que tome algumas medidas racionais no assunto porque acredito que já uma loucura desatada no palácio de Nariño", disse Chávez, ao entrar na sede do governo venezuelano, ao lado do técnico da seleção argentina, Diego Maradona.

Chávez e Uribe trocam críticas e acusações há tempos. O venezuelano acusa Uribe de ser um mafioso, com obsessão em prejudicar as relações entre os dois países.

Ele já chegou a congelar, em julho do ano passado, todas as relações diplomáticas e comerciais com a Colômbia, em protesto contra um acordo militar entre Bogotá e Washington, que vê como uma ameaça à sua soberania.

Durante a campanha eleitoral colombiana, Chávez chegou a alertar que a vitória do ex-ministro de Defesa e sucessor de Uribe podia gerar uma guerra e que seria extremamente difícil restabelecer as relações bilaterais sob seu governo.

Santos, contudo, adotou um discurso de reaproximação e diálogo e chegou a minimizar as acusações de Uribe sobre os vínculos entre Chávez e as Farc. O venezuelano mudou de tom e disse que espera retomar as conversações com o país vizinho depois da posse de Santos. Ele afirmou que não irá na posse por questões de segurança.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página