Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 16h46

Burundi é o país mais corrupto da África oriental, revela ONG

Publicidade

DA EFE, EM NAIROBI (QUÊNIA)

Burundi é o país com o maior índice de corrupção da África oriental e também abriga as duas instituições particulares mais corruptas da região, revelou um relatório apresentado nesta quinta-feira pela delegação no Quênia da ONG Transparência Internacional (TI).

De acordo com o relatório índice de subornos da África oriental 2010 (EABI 2010, na sigla em inglês), 36,7% dos cidadãos no Burundi tiveram de subornar algum órgão público ou privado para conseguir ter acesso ao serviço realizado pela instituição.

Além disso, a autoridade tributária do Burundi é a organização mais corrupta da região, seguida pela polícia do mesmo país, revelou a ONG.

Atrás dessas instituições do Burundi, as com maior índice de corrupção no leste africano, pelo relatório da TI, são: a polícia do Quênia, a Autoridade Tributária de Uganda e a polícia da Tanzânia (na respectiva ordem).

No extremo oposto, longe de todos os outros, o país menos corrupto é Ruanda, com 6,6% no índice geral e nenhuma instituição particular destacada pela TI em seu relatório.

Na lista ainda se situam Uganda, onde 33% das pessoas já tiveram de subornar, o Quênia, que no ano passado era o país mais corrupto e que conseguiu reduzir seu percentual em 13 pontos até ficar com 31,9 %, e a Tanzânia, cujo índice geral é do 28,6 %.

O EABI 2010 mostra claramente que, "tirando Ruanda, onde os incidentes de suborno foram insignificantes, a corrupção continua sendo um grande obstáculo para a prestação de serviços públicos adequados na região", declarou a TI.

"Os países do leste da África deveriam examinar seus mecanismos de prestação de serviços com o objetivo de erradicar práticas de corrupção que empeçam o acesso [de seus cidadãos] a serviços básicos", disse Samuel Kimeu, diretor-executivo da TI, durante a apresentação do relatório.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página