Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2010 - 10h22

Irã enviará resposta sobre programa nuclear a agência na segunda

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O Irã entregará na segunda-feira à AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) a sua resposta às questões relacionadas a sua proposta de solução para a crise nuclear iraniana, declarou neste domingo, em Istambul, o chefe da diplomacia turca Ahmet Davutoglu.

O anúncio foi feito durante um encontro entre os ministros das Relações Exteriores iraniano, Manuchehr Mottaki, brasileiro, Celso Amorim, e turco em Istambul, que ocorre pela primeira vez desde a votação do Conselho de Segurança da ONU, em 9 de junho, que impôs uma quarta série de sanções contra o Irã por sua rejeição em suspender suas atividades nucleares sensíveis.

"Mottaki nos disse que enviará uma carta na segunda-feira de manhã [a Yukiya Amano, diretor geral da AIEA]", declarou Davutoglu durante uma entrevista coletiva à imprensa após o encontro tripartite.

A carta deve conter respostas às questões do Grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia, França) em relação a uma proposta feita pelo Irã no dia 17 de maio às grandes potências, como parte de um acordo com Brasil e Turquia de trocar em território turco 1.200 kg de seu urânio levemente enriquecido (3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20%.

Ela deve também conter um pedido de abertura de negociações técnicas, indicou Davutoglu.

"O que importa é responder à carta do Grupo de Viena com um espírito positivo e pedir [...] a abertura de negociações técnicas", afirmou Davutoglu.

O Grupo de Viena respondeu à proposta iraniana em 9 de junho --algumas horas antes da votação pelo Conselho de Segurança da ONU de novas sanções contra o Irã--, exigindo esclarecimentos de diversos pontos da proposta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página