Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2010 - 09h38

No Afeganistão, rebeldes matam ao menos seis civis e sequestram marinheiro dos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um grupo de insurgentes matou ao menos seis civis, feriu outros dois e sequestrou um promotor distrital na Província de Parwan (nordeste do Afeganistão), informou nesta terça-feira a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) em comunicado.

Os fatos ocorreram ontem no distrito de Sia Gird, quando, de acordo com as tropas internacionais, os talebans teriam atacado com armas de fogo um comboio de veículos no qual viajavam os trabalhadores de uma companhia de construção.

A polícia afegã respondeu ao ataque mas não conseguiu evitar que os insurgentes sequestrassem durante fuga o promotor do distrito.

No primeiro semestre, 1.074 civis morreram vítimas da guerra afegã, um aumento de 1,3% com relação ao mesmo período do ano anterior, pelos dados da organização independente Afghanistan Rights Monitor (ARM).

MARINHEIROS AMERICANOS

Um dos dois marinheiros americanos que estavam desaparecidos desde a semana passada no Afeganistão foi encontrado morto, confirmou o tenente-coronel Todd Breasseale, porta-voz das forças dos EUA e da Otan no país.

Os dois haviam desaparecido na última sexta-feira na Província de Logar. Nos EUA, Jim Kerr, um congressista do Estado do Colorado, afirmou que o marinheiro encontrado morto era Justin McNeley, 30, sobrinho de sua mulher e que a família já tinha sido avisada na segunda-feira.

Rebeldes do Taleban informaram que o outro marinheiro americano está sob sua custódia e se encontra "num lugar seguro".

Outro militar americano está desaparecido desde o dia 30 de junho de 2009 no Afeganistão.

Já o jornalista David Rohde, do jornal "The New York Times", foi sequestrado na Província de Logar quando tentava se encontrar com um comandante taleban, e conseguiu escapar após sete meses de cativeiro.

Durante o fim de semana a Otan distribuiu centenas de panfletos pela Província de Logar e anunciou uma recompensa de US$ 20.000 por informações que pudessem levar ao paradeiro dos dois marinheiros.

Ainda nesta terça-feira o ministério britânico da Defesa afirmou que um soldado do Reino Unido morreu no distrito de Sangin, na Província de Helmand, durante um ataque insurgente com bombas na segunda-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página