Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2010 - 19h52

Em ação violenta contra imigrantes, polícia arrasta mãe negra com bebê na França; veja

Publicidade

DE SÃO PAULO

Um vídeo publicado na internet mostra policiais franceses expulsando com violência um grupo de imigrantes africanos em um subúrbio de Paris --entre eles mulheres e crianças.

Policiais chegaram ao subúrbio de La Courneuve, ao nordeste de Paris, na quarta-feira (29) e ordenaram que um grupo de 60 pessoas se retirassem do local, segundo Michael Hajdenberg, jornalista da rede de informações francesa Mediapart.

O grupo vivia nas ruas desde que havia sido forçado a sair de casas do governo em 8 de julho, segundo ele. O vídeo --gravado por um observador da associação Droit au Logement [Direito à Habitação] -- foi publicado no site da Mediapart e da rede CNN.

As imagens mostram policiais arrastando mulheres --algumas delas carregando bebês no colo. Apesar da violência, ninguém ficou ferido na manifestação, mas ativistas de direitos humanos denunciam a "retirada brutal" de cerca de 200 imigrantes que viviam no local.

O Family Planning, um grupo internacional que cuida de questões ligadas à mulher, divulgou um comunicado dizendo que está "escandalizado, chocado e ultrajado com a maneira como as mulheres e crianças foram retiradas" em massa do local.

Segundo o Movimento contra o Racismo e pela Amizade entre os Povos (MRAP), outro importante grupo de defesa dos direitos humanos, todas as pessoas que aparecem no vídeo foram expulsas de suas casas sem que fosse oferecida nenhuma solução a longo prazo.

O governador da região de Seine-Saint-Denis, perto de La Corneuve, defendeu a ação em um comunicado oficial, dizendo que os imigrantes "resistiram fisicamente, agarrando-se uns aos outros, deitando-se nas ruas e, em alguns casos, chutando e agredindo os policiais".

Segundo ele, a retirada foi feita "dentro dos procedimentos legais e das regras estipuladas para tais circunstâncias" e "ninguém ficou ferido".

GUERRA AOS IMIGRANTES

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse nesta sexta-feira que pretende revogar a cidadania dos imigrantes que colocarem em risco as vidas de policiais, como parte de uma "guerra nacional" contra a delinquência.

Em um discurso em Grenoble, que recentemente foi alvo de distúrbios, Sarkozy disse que a atual lista de motivos para revogar a nacionalidade francesa será revista.

Há dois dias, Sarkozy ordenou a expulsão de ciganos que viviam ilegalmente no país, dizendo que seus acampamentos serão "sistematicamente esvaziados".

A ordem foi dada depois que a polícia entrou em confronto com ciganos no vale do Loire, devido à morte a tiros de um jovem que fugia da polícia.

O presidente francês diz que deseja alterar as leis de imigração para facilitar a expulsão de pessoas "por razões de ordem pública".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página