Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2010 - 07h47

Popularidade de vice-premiê britânico Nick Clegg despenca, aponta pesquisa

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES

O apoio dos britânicos aos liberal-democratas caiu de forma "dramática" para 12%, a metade da porcentagem de votos obtidos pelo partido de Nick Clegg, líder da legenda e vice-premiê o do Governo de coalizão, nas eleições do dia 6 de maio.

Segundo uma pesquisa elaborada pela empresa YouGov, publicada neste domingo pelo jornal britânico "The Sunday Times", a popularidade de Clegg sofreu ainda mais que a de seu partido.

Após o primeiro debate televisado entre os líderes das três maiores legendas do país --trabalhistas, conservadores e liberais-democratas--, Clegg se transformou na grande sensação da mídia do Reino Unido, e nas pesquisas chegou a ter 72% em intenções de voto.

A reputação adquirida então pelo líder liberal foi comparada com a qual teve em seu dia o carismático ex-premiê do Reino Unido Winston Churchill.

No entanto, a consulta de "The Sunday Times" mostra que o respaldo atual dos britânicos a Clegg é de apenas 8 pontos percentuais.

Segundo o periódico, nesta deterioração da imagem do partido influiu o papel desempenhado pelos liberal-democratas no Governo de coalizão com os conservadores, formado depois que o pleito britânico deixou um Parlamento sem maioria absoluta.

O jornal indica que Clegg sofreu uma mudança "dramática" na percepção que o cidadão tem agora dele sobre vários fatores, como honestidade, capacidade de decisão, liderança e habilidade para estar conectado com o povo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página