Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2010 - 07h57

Piratas capturam cargueiro panamenho com 23 tripulantes

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O cargueiro de bandeira panamenha Suez foi capturado nesta segunda-feira no golfo de Áden, entre Somália e Iêmen, informa em comunicado a missão Atalanta da União Europeia (UE) contra a pirataria.

O Suez indicou por rádio que estava sendo atacado por piratas, mas as tentativas posteriores para estabelecer contato com o navio não obtiveram resposta.

Após o primeiro relatório, foi enviado um helicóptero militar até o navio, mas os piratas já haviam assumido o comando da embarcação.

Com 23 tripulantes do Egito, Paquistão, Sri Lanka e Índia, o Suez transportava sacos de cimento e viajava pelo Corredor de Passagem Internacionalmente Recomendado (IRTC, na sigla em inglês) --uma área marítima controlada por uma coalizão naval-- quando foi atacado.

"O Suez reportou estar sob controle de armas de pequeno calibre em um ataque pirata e minutos depois relatou piratas a bordo", disse a Atalanta.

Os principais objetivos da operação Atalanta, iniciada no início de 2009, são escoltar os navios mercantes do Programa Mundial de Alimentos da ONU que transportam produtos alimentícios à Somália, bem como proteger os navios que transitam pelo golfo de Áden e o Oceano Índico, a fim de combater a pirataria.

Os ataques de piratas diminuíram nas últimas semanas por causa das chuvas de monções que agitam a costa da Somália, onde a falta de um governo efetivo desde 1991 fez florescer a pirataria. Ao menos 17 navios e centenas de tripulantes estão sob controle de piratas, incluindo um casal britânico sequestrado de seu iate em outubro do ano passado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página