Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2010 - 09h15

Sobe para 34 número de mortos em incêndios florestais na Rússia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Rússia continua lutando nesta segunda-feira contra os violentos incêndios florestais que já deixaram 34 mortos, segundo novo balanço das autoridades locais.

O país é atingido há cerca de um mês por uma excepcional que elevou a temperatura na capital Moscou à níveis recordes em 130 anos, desde que a medição começou a ser feita. Segundo os serviços meteorológicos, não há previsão para a onda de calor acabar.

Mikhail Metzel/AP
Fogo deixa paisagem em tons de preto e cinza e mata ao menos 34 na Rússia, onda de calor sem precedentes
Fogo deixa paisagem em tons de preto e cinza e mata ao menos 34 na Rússia, onda de calor sem precedentes

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, convocou nesta segunda-feira, em Moscou, os governadores das regiões devastadas pelo fogo para discutir os esforços destinados a limitar a magnitude do desastre e ajudar os atingidos.

Enquanto isso, o balanço de mortos aumentou para 34, informou Vladimir Stepanov, do centro nacional de crise do Ministério das Situações de Emergência, falando ao canal Rossia-24.

Ele assinalou que neste momento há cerca de 7.000 focos de fogo em todo o país e acrescentou que as equipes de emergência conseguiram salvar 265 localidades das chamas.

As autoridades russas asseguram, no entanto, que desde domingo as situação melhora pouco a pouco, apesar de o fogo continuar devastando mais de 128 mil hectares na parte ocidental do país --em particular nas regiões de Nishni-Novgorod (450 km a leste de Moscou) e Voronesh (600 km a sudeste da capital).

A maior parte de Moscou se encontrava nesta segunda mergulhada em uma espessa fumaça devido aos incêndios el florestas e turfas na região em torno da capital.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página