Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2010 - 07h30

Navio de guerra espanhol salva cargueiro norueguês de ataque pirata

Publicidade

DA EFE, EM BRUXELAS

A fragata de guerra espanhola Victoria interveio nesta terça-feira na libertação do cargueiro de bandeira norueguesa Bow Saga, atacado por um grupo de piratas somalis no golfo de Áden, no litoral do Chifre da África.

As forças navais da União Europeia (UE) e sua missão antipirataria Atalanta receberam a chamada de socorro do cargueiro químico norueguês e pediram a intervenção da embarcação de guerra mais próxima, a espanhola Victoria, que enviou imediatamente um de seus helicópteros.

O navio atravessava o corredor do golfo de Áden quando uma barcaça com sete piratas disparou. O comandante, então, iniciou manobras evasivas e enviou vários sinais de socorro por rádio.

O Victoria conseguiu afastar os piratas com vários disparos dissuasórios.

Os principais objetivos da operação Atalanta, iniciada no início de 2009, são escoltar os navios mercantes do Programa Mundial de Alimentos da ONU que transportam produtos alimentícios à Somália, bem como proteger os navios que transitam pelo golfo de Áden e o Oceano Índico, a fim de combater a pirataria.

Os ataques de piratas diminuíram nas últimas semanas por causa das chuvas de monções que agitam a costa da Somália, onde a falta de um governo efetivo desde 1991 fez florescer a pirataria. Ao menos 17 navios e centenas de tripulantes estão sob controle de piratas, incluindo um casal britânico sequestrado de seu iate em outubro do ano passado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página