Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2010 - 19h36

Casa Branca nega que EUA estejam perdendo guerra do Afeganistão

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

A Casa Branca minimizou nesta terça-feira os comentários do presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, que disse ao jornal francês "Le Monde" que as forças da coalizão lideradas pelos Estados Unidos estão perdendo a guerra do Afeganistão.

"Não acho que o presidente [americano, Barack Obama] esteja de acordo com as conclusões de Zardari", disse hoje o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em entrevista coletiva.

Na entrevista ao "Le Monde", Zardari disse que "a comunidade internacional, à qual o Paquistão pertence, está perdendo a guerra contra os talebans principalmente porque perdemos a batalha para ganhar os corações e mentes" do povo afegão.

Para o presidente paquistanês, a coalizão internacional minimizou a situação no terreno e "não é consciente da magnitude do problema".

Zardari disse acreditar que, para ganhar o respaldo da população afegã, é necessário possibilitar o desenvolvimento econômico no país e mostrar aos afegãos que suas vidas podem melhorar.

No último dia 25, o site Wikileaks divulgou documentos secretos americanos sobre a guerra do Afeganistão os quais dizem que o Paquistão ajuda os talebans.

Zardari negou que o Paquistão colabore com os talebans e insistiu que os documentos obtidos pelo Wikileaks são anteriores ao seu mandato na Presidência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página