Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2010 - 09h37

Explosão em comitiva do presidente iraniano foi fogo de artifício, diz agência oficial

Publicidade

DE SÃO PAULO

A agência de notícias iraniana Isna afirmou nesta quarta-feira que a explosão ouvida durante a passagem da comitiva do presidente Mahmoud Ahmadinejad foi resultado de fogos de artifício. Mais cedo, a cadeia de televisão Al Arabiya, dos Emirados Árabes, assegurou que Ahmadinejad escapara ileso da explosão de uma granada na cidade de Hamadan.

Segundo breve notícia no site da Isna, a explosão foi causada por fogos de artifício "enquanto o presidente estava sendo recebido ao chegar na cidade central de Hamadan" e não deixou nenhuma vítima.

Reuters
Guarda-costas protegem presidente Mahmoud Ahmadinejad após ouvir barulho de explosão durante comitiva
Guarda-costas protegem presidente Mahmoud Ahmadinejad após ouvir barulho de explosão durante comitiva

A rede de TV estatal Press TV e um funcionário da assessoria de imprensa do presidente iraniano já haviam negado que Ahmadinejad tenha sido alvo de um ataque a bomba.

A fonte da assessoria, citada pela agência de notícias France Presse, anunciou ainda que um comunicado
sobre o incidente será difundido em breve.

Segundo a Al Arabiya, uma granada explodiu na passagem do comboio do presidente Ahmadinejad em Hamadan, no oeste do Irã, uma das mais antigas cidades do país. O ataque foi relatado também pelos sites de notícias parlemannews.com e khabaronline.ir.

A bomba teria atingido um micro-ônibus que transportava jornalistas e funcionários da Presidência e que estava a centenas de metros do veículo em que viajava o presidente. Ahmadinejad saiu ileso do suposto atentado, mas um número não determinado de pessoas ficaram feridas.

O presidente deu o discurso como planejado, transmitido ao vivo pela TV estatal. Ele não citou o suposto atentado e não parecia ferido.

Na segunda-feira (2), Ahmadinejad disse acreditar que era alvo de um plano de assassinato de Israel. 'Os estúpidos sionistas contrataram mercenários para me assassinar', disse.

Segundo a Al Arabiya, o autor teria sido detido pelas forças de segurança logo depois de atirar a granada. Ninguém assumiu a autoria do ataque até o momento.

O discurso de Ahmadinejad faz parte de uma viagem que realiza por diversas cidades do país para explicar sua política, segundo a agência oficial Isna.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página