Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2010 - 19h41

Correa diz que não esquecerá participação de Santos em ataque ao Equador

Publicidade

DA ANSA, EM QUITO

O presidente do Equador, Rafael Correa, confirmou hoje que assistirá à cerimônia de posse do mandatário eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, neste sábado, mas indicou que nunca se esquecerá do ataque ao território de seu país, em março de 2008.

"Jamais esqueceremos o que ocorreu em 1º de março e que o senhor Santos, atual presidente eleito da Colômbia, foi o ministro da Defesa que ordenou a operação e que em um momento dado até se orgulhou disso", analisou Correa.

Ao ser perguntado se cumprimentaria o sucessor de Álvaro Uribe, o mandatário equatoriano respondeu que sim, pois "temos que olhar em direção ao futuro".

A ação de militares colombianos no Equador foi realizada sem a autorização do país e tinha o objetivo de atacar um acampamento da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Considerando que o bombardeio --que deixou 26 mortos-- constituiu uma violação de sua soberania, Quito rompeu as relações diplomáticas com Bogotá.

No final do ano passado, os países iniciaram uma aproximação com o envio de seus respectivos encarregados de negócios, mas o processo foi interrompido durante as eleições na Colômbia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página