Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2010 - 22h09

Chávez está "otimista" sobre crise com Colômbia; Lula chega a Bogotá "com uma missão"

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, declarou estar "otimista" nesta sexta-feira de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa ajudar a resolver a crise diplomática com a Colômbia, e disse que Lula viajou para a Colômbia "com uma missão".

Um dos mais esperados, Lula chegou na noite de hoje ao aeroporto militar de Catam, em Bogotá, mas não quis dar declarações para a imprensa. Lula participa, na noite desta sexta-feira, de um jantar em homenagem ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e amanhã da posse de seu sucessor, Juan Manuel Santos.

Venezuela deve mandar chanceler para posse de presidente colombiano
Em Caracas, Lula e Chávez defendem maior integração com a África
Lula chega à Venezuela para discutir crise diplomática com Chávez -

John Vizcaino/Reuters
Lula chega ao aeroporto militar de Catam, em Bogotá, após reunir-se com o líder venezuelano em Caracas
Lula chega ao aeroporto militar de Catam, em Bogotá, após reunir-se com o líder venezuelano em Caracas

Chávez rompeu relações diplomáticas com Bogotá no dia 22, depois que o país vizinho levou à OEA (Organização dos Estados Americanos) denúncias de que Chávez abriga guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional) em território venezuelano.

O venezuelano se reuniu durante duas horas com Lula e o secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, com quem conversou sobre a ruptura de relações diplomáticas com a Colômbia.

"Estamos muito otimistas, isso é o que há para adiantar", declarou rapidamente Chávez, antes de assinar uma série de acordos bilaterais com o Brasil. Lula "leva [a Bogotá] uma missão sobre a qual falamos bastante", comentou Chávez, sem dar mais detalhes sobre a reunião.

Lula espera que a chegada de Santos ao poder dê um novo momento para a negociação da crise entre os dois países vizinhos. Santos, apesar de ser colega de partido de Alvaro Uribe, defende uma maior aproximação com a Venezuela e deve ajudar a colocar panos quentes na disputa dobre a presença de guerrilheiros a Colômbia.

POSSÍVEL TRÉGUA

O governo venezuelano deu um sinal de trégua hoje, ao anunciar que envia o chanceler Nicolás Maduro para a cerimônia de posse na qual Álvaro Uribe entregará o comando da Colômbia para Juan Manuel Santos.

Maduro viajará "na primeira hora" do sábado a Bogotá, anunciou Chávez.

Chávez já tinha congelado as relações diplomáticas com a Colômbia em julho de 2009,após Bogotá firmar um acordo de cooperação militar com Washington. Ele disse esperar que as relações bilaterais melhorem quando Santos assumir o poder do país vizinho.

KIRCHNER

Após a reunião com Lula e Chávez, o secretário-geral da Unasul declarou estar confiante em que Colômbia e Venezuela "retomem a convivência", mas disse que é preciso tempo para isso.

Harold Escalona/Efe
Lula, Chávez e Kirchner posam para foto no palácio de Miraflores, em Caracas
Lula, Chávez e Kirchner posam para foto no palácio de Miraflores, em Caracas

"Tenhamos a vontade e a tranquilidade de tomarmos o tempo necessário para que essas coisas comecem a desaparecer da vida latino-americana e possamos retomar a convivência de dois grandes povos, como são a Colômbia e a Venezuela."

Kirchner se reuniu com o presidente eleito da Colômbia na semana passada, em Buenos Aires, durante um giro de Santos pela região.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página