Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2010 - 02h40

Bomba mata dois e deixa vários feridos em mercado público de Mianmar

Publicidade

DA EFE,
EM BANCOC (TAILÂNDIA)

Pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas pela explosão de uma bomba em um mercado público em Mianmar (antiga Birmânia) perto da fronteira com a Tailândia, informou neste sábado a rádio Mizzima.

O atentado ocorreu sexta-feira à noite na localidade de Myawaddy, no estado de Kayin, separada do país vizinho pelo rio Moei, onde um desconhecido lançou a bomba de um carro.

As autoridades locais ainda não atribuíram a autoria do ataque a nenhum grupo específico, mas suspeitam que tenha sido obra dos separatistas da etnia minoritária Karen ou criminosos não ligados a organizações.

Myawaddy é um importante centro de operações para o contrabando com a Tailândia, principalmente imigrantes ilegais de Mianmar.

No final de 2009, outra bomba em um mercado público de uma cidade no norte do país causou sete mortes e deixou uma dezena de feridos. Na aquela ocasião, o governo culpou a UNK (União Nacional Karen).

As tropas birmanesas aumentaram há um ano a intensidade de sua ofensiva contra as guerrilhas étnicas nas fronteiras com China e Tailândia.

A UNK e a Junta Militar romperam em 2004 as conversas de paz após não chegarem a um acordo sobre a demarcação do território, a retirada de suas respectivas forças e o futuro dos cerca de 130 mil refugiados que vivem de maneira precária.

O exército étnico, que chegou a ter quase 30 mil combatentes, agora tem cerca de cinco mil guerrilheiros, e perdeu grande parte de sua capacidade militar em 1996, quando os soldados tomaram seu quartel-general em Manerplaw. Mianmar vive sob uma ditadura militar desde 1962.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página