Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2010 - 08h55

Enchentes deixam ao menos dez mortos na Europa central

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Fortes chuvas causaram enchentes em vários países da Europa central e deixaram ao menos dez mortos no fim de semana.

Na Polônia, as tempestades deste sábado provocaram transbordamento dos rios e estouraram uma barragem --submergindo cidades no sudoeste do país e matando ao menos três pessoas.

Uma mulher se afogou na cidade de Bogatynia, no extremo sudoeste da Polônia, no sábado. O corpo de outra mulher e de um funcionário das equipes de resgate, de 55 anos, arrastados pelas águas da represa que estourou foram encontrados neste domingo, disse o porta-voz da Brigada de Incêndio Pawel Fratczak.

"Nós não tivemos nenhum aviso. Em menos de uma hora, nossa cidade foi totalmente inundada até o primeiro andar, muitas casas entraram em colapso e nós fomos cortados do mundo", disse o prefeito de Bogatynia, Andrzej Grzmielewicz, ao canal de notícias TVN24.

"Precisamos de veículos anfíbios e helicópteros para ajudar a retirar ao menos 2.000 afetados pela inundação", acrescentou Grzmielewicz, pedindo a população que não foi afetada para doar cobertores e alimentos para os desabrigados.

As intensas chuvas também caem na República Tcheca desde a sexta-feira passada e causaram quatro mortos.

Várias localidades ficaram incomunicáveis do norte do país, onde as conexões ferroviárias com a Alemanha foram interrompidas, informaram hoje as autoridades locais.

No sábado, um homem de 34 anos de Lindava, outro de Detrichov, e um idoso de 83 anos de Raspenav morreram em consequência das inundações. Esta madrugada morreu na localidade de Dolni Libchav outro idoso em sua casa, segundo a porta-voz dos serviços de auxílio de Liberec, Lenka Moravcova.

O nível dos rios nas localidades mais abaladas pelas enchentes está descendo, embora ainda esteja decretado o estado de emergência nas ribeiras dos rios Smeda, Neisse e Jerice, na Província de Liberec, assim como no Ploucnice e Svitavka, na Província de Ceska Lipa.

Centenas de pessoas tiveram que deixar suas casas esta madrugada em Lindava, Jablonne, Podjested, Dolni Libchave e Mimon.

Na região alemã da Saxônia, o rio Neisse encheu rapidamente após a ruptura de uma represa na Polônia e suas águas subiram quatro metros em menos de três horas, o que alagou amplas áreas da cidade alemã de Görlitz e de outros povoados próximos.

Na noite de ontem, e diante da situação de emergência, a Defesa Civil local resgatou com a ajuda de botes infláveis mais de duas mil pessoas na cidade alemã de Zittau.

Um pouco mais ao norte e diante da cheia do rio Neisse em direção a sua foz no rio Oder, 280 moradores de uma instituição para deficientes físicos foram retirados do local como medida de prevenção, na cidade de Rothenburg.

O nível das águas alcançou nesta madrugada mais de 7 metros na altura da cidade de Görlitz, onde nesta época do ano a profundidade do rio Neisse não supera a marca de 1,70 metros, e registrou sua maior cheia desde 1912, ano em que o nível de suas águas começou a ser medido.

As três pessoas que faleceram na Alemanha morreram afogadas em sua casa, na região do Harz, quando ficaram presas no porão ao tentear salvar móveis e utensílios das águas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página