Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2010 - 07h30

Sem alerta, Coreia do Norte realiza disparos de artilharia no mar Amarelo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Coreia do Norte realizou nesta segunda-feira uma centena de disparos de artilharia nas águas do mar Amarelo, perto da fronteira com a Coreia do Sul, informou a agência sul-coreana Yonhap.

Os disparos foram feitos por volta das 17h30 (5h30 de Brasília), apenas meia hora depois que a Coreia do Sul deu por concluídos cinco dias de manobras militares nessa região.

Segundo o canal de TV YTN, os disparos ultrapassaram a linha de demarcação marítima que separa as duas Coreias, conhecida como Linha do Limite do Norte, estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) ao final da Guerra da Coreia, em 1953. Não houve relato de danos ou vítimas dos disparos.

Os disparos foram feitos logo após o fim dos exercícios militares da Coreia do Sul na região, em uma escalada da tensão militar entre os dois países na zona marítima.

Os exercícios sul-coreanos foram centrados em operações antissubmarino, um recado a Pyongyang depois de uma investigação apontar que o naufrágio do navio de guerra Cheonan, em 26 de março, foi causado por um torpedo lançado pelo regime comunista. O incidente matou 46 marinheiros sul-coreanos.

A Coreia do Norte ameaçou diversas vezes represálias físicas aos exercícios militares, que considerou uma provocação militar deliberada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página