Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2010 - 10h21

Inundações deixam 300 estrangeiros ilhados na Índia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Mais de 300 turistas estrangeiros ficaram ilhados na região himalaia de Ladakh, na Índia, três dias depois que inundações mataram ao menos 150 pessoas e destruíram a cidade de Leh.

As enchentes causadas por fortes chuvas destruíram casas, derrubaram torres telefônicas, depositaram rochas e lama com até 4 metros de altura em rodovias e destruíram todas as redes de comunicação, disseram autoridades e testemunhas.

"Nós localizamos um grupo de cerca de 150 turistas estrangeiros ilhados no vale de Zanskar próximo de Leh, e estamos tentando resgatá-los com helicópteros", disse à Reuters o tenente Priya Joshi, da Força Aérea Indiana.

Além disso, mais 90 turistas ficaram ilhados em um monastério em Lama Yuru, cerca de 110 quilômetros de Leh, enquanto outros 73 aguardavam o resgate em Din Karu, a caminho de outro destino turístico, informou o Exército.

O enclave de Leh é muito popular entre os turistas indianos e estrangeiros por suas inúmeras rotas de trekking e pequenos povoados que abrigam mosteiros budistas.

Segundo a agência Ians, 1.200 turistas saíram de Leh em voos especiais da Air India e outras companhias aéreas indianas.

Ao menos 300 pessoas ainda estão desaparecidas e 25 mil foram afetadas pelas enchentes, disseram autoridades do Exército. Ao menos 7.000 soldados foram mobilizados para reconstruir rodovias e pontes, disseram eles.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página