Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2010 - 20h42

Abbas cogita retomar conversas diretas com Israel

Publicidade

MOHAMMED ASSADI
DA REUTERS, EM RAMALLAH

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse nesta segunda-feira que pode encerrar um impasse nas negociações de paz e retomar conversas diretas com Israel pela primeira vez em quase dois anos.

Abbas"sas diretas com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, que já disse estar pronto para recomeçar as negociações imediatamente.

O enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, que deve se encontrar com Abbas e Netanyahu nesta terça-feira, já realizou cinco rodadas de conversas indiretas entre os dois líderes e seus auxiliares desde maio. O presidente americano, Barack Obama, disse querer negociações diretas a partir de setembro.

"Agora estamos enfrentando estas pressões. Até agora, não concordamos. Podemos enfrentar outras pressões que não podemos suportar. Se isto acontecer, estudarei isto com a liderança... e tomar a decisão apropriada", disse Abbas a jornalistas em seu gabinete em Ramallah.

Abbas disse também que o quarteto de mediadores pediu a Israel que interrompa a expansão de assentamentos em território ocupado e chegue a um acordo em 24 meses.

"Então eu irei imediatamente a conversas diretas porque isto inclui tudo o que estou pedindo", disse ele.

O quarteto é formado por Estados Unidos, União Europeia, Rússia e a Organização das Nações Unidas.

Em encontro em Moscou em março, o grupo apresentou um pacote de medidas para criar um acordo em dois anos que pusesse fim à ocupação israelense e estabelecesse um Estado palestino independente.

Segundo Abbas, antes de concordar com o reinício das conversas diretas, Israel deve aceitar que as negociações envolvam todos os territórios ocupados pelo Estado judeu na Guerra dos Seis Dias, em 1967, incluindo Jerusalém Oriental, reivindicada como a capital de um futuro Estado palestino.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página