Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2010 - 08h03

Terremoto causa pequeno tsunami em ilha do Pacífico; não há vítimas

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um pequeno tsunami foi registrado nesta terça-feira na costa do arquipélago de Vanuatu, no Pacífico Sul, informaram os serviços de sismologia da Austrália. O tsunami, causado por um terremoto de magnitude 7,3, não deixou vítimas ou danos.

O terremoto foi registrado às 16h23 (2h23 em Brasília), a uma profundidade de 35 km e com epicentro a 35 km da capital Port Vila.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), outros quatro tremores de magnitudes entre 4,3 e 5,3 foram registrados no local.

Até o momento não foram divulgadas informações sobre feridos ou danos materiais importantes, mas o terremoto provocou cenas de pânico na ilha.

A polícia de Port Vila pediu aos moradores que se deslocassem para um lugar mais alto como medida de precaução.

O governo do território francês nas proximidades da Nova Caledônia também aconselhou os cidadãos a ficarem alertas para qualquer sinal de tsunami.

"Leituras do nível do mar indicam que um tsunami foi gerado. A amplitude da onda observada de 23 cm foi observada em Port Vila", disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Segundo a polícia, o alerta de tsunami foi cancelado depois de cerca de duas horas.

Situada entre as ilhas Fiji e a Austrália, ao norte da Nova Zelândia, Vanuatu fica no Anel de Fogo do Pacífico, zona conhecida pela alta atividade sísmica devido ao constante atrito entre as placas geológicas.

Pouco depois do violento terremoto no Pacífico Sul, um tremor moderado, de magnitude 5,8, atingiu o norte do Japão, mas sem provocar alerta de tsunami ou danos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página